Bus Ride Notes
Leituras / Playlists

Os mais ouvidos de 2024

Eu nunca gostei de listas de fim de ano, provavelmente porque a maioria tem um tom imperativo com o título “os melhores”. Gosto é subjetivo, opinião ainda mais, além de meu cérebro funcionar de um jeito estranho: o disco que eu achei o melhor do ano (Tigers Blood da Waxahatchee) não é o disco que eu mais gostei (I Got Heaven da Mannequin Pussy) e isso é uma conversa sem fim.

Fico feliz de 2024 ter sido mais um ano repleto de lançamentos incríveis, tanto que uma pessoa que esteve meio desligada das notícias como eu (mudança de área profissional, de cidade – amigues de Jundiaí hiii -, entre outras reviravoltas), consegue fazer uma lista grande.

Nesse post listo alguns dos mais ouvidos por aqui e ao final da página você encontra os links pra nossa playlist do ano, com tudo o que sabemos que foi lançado no mundo indie punk hardcore BR.

demônia – atitude punk vol. 1

O álbum de estreia da banda de Natal, RN veio após muitas mudanças. Composto por Nanda, Karla e Quel, “atitude punk vol. 1” é menos melódico e mais cru que seu primeiro EP, “achei que era homem mas é só o satanás” (2019). Hoje Karla e Quel saíram da banda e demônia segue como um coletivo composto por sete mulheres.

gelatina de concreto – (antes era) terapia na terça

Já um dos meus EPs preferidos da vida, “(antes era) terapia na terça” é alegremente melancólico, misturando as sonoridades do famigerado “real” emo e shoegaze. A banda de Ribeirão Preto, SP fez sua estreia com uma bela coleção de canções.

Gradual – Sobre Todos os Atrasos

Influenciada pelo hardcore melódico e grungemo (obrigade Superheaven por popularizar esse som) a banda de Maringá, PR lançou seu EP de estreia. “Sobre Todos os Atrasos” é daqueles que você coloca pra tocar de novo.

Mototaxi – Moda Jovem?

EP de estreia do supergrupo carioca e fluminense formado por integrantes das bandas Texuga, Klitoria e Onda Errada HC. “Moda Jovem?” é repleto de músicas rápidas e guitarras rasgadas. 10/10.

Querida, Faça As Malas – Tá na chuva, abraça o Capeta

Em seu segundo álbum, a banda de skacore de São Paulo, capital traz influências da terceira onda do gênero (anos 90). Querida, Faça As Malas é uma das minhas bandas preferidas, pois conseguem demonstrar a beleza do ska: o som mais feliz que você já ouviu junto da letra mais triste que você já leu.

Roberta de Razão – Mais Forte que Trovão

Talvez “Lambada Psicolésbica” seja a música que define o álbum de estreia solo da artista de Vila Velha, ES. Numa mistura de punk, brega e eletro rock, Lorena Bonna versa sobre romance lésbico, afinal de contas, “Mais Forte Que Trovão, só amor de sapatão”.

Saginata e Passos Largos – semamigosnacidade

Como podemos ver, é impossível falar da cena independente atual e não citar o emo. Há alguns anos a onda revival chegou ao Brasil e a cena se consolidou em volume e qualidade. O split das bandas de screamo de Juiz De Fora, MG e Cabo Frio, RJ, respectivamente, mostra uma grande influência dos anos 90 e 2000. O EP é um acalento em momentos que você quer ouvir o mesmo som pela milésima vez, mas não quer ouvir o mesmíssimo som pela milésima vez.

Spotify:

Deezer: