Obviamente fevereiro foi um mês curto que sequer vi passar. Mais uma vez fui atropelado pelo capitalismo e pela incompetência alheia, mas seguimos.
Musicalmente falando, tivemos uma movimentação bem massa e trazemos aqui uma seleção disso. Acho importante dizer que a gente publica lançamentos que chegam até nós ou que vemos internet a fora.
Por isso, digo: 1) A gente tá sempre disponível pra bater um papo! Chega mais, dá ideia pelas redes sociais: Twitter e Instagram, ou escreva pro busridenoteszine@gmail.com. 2) Coloque seu material em TODAS as plataformas! Disponibilize informações básicas em TODAS as redes sociais! Deixamos de publicar muitos materiais aqui por não encontrá-los. Sério mesmo. E 3) Queremos MUITO dar espaço pra mais artistas do interior, e também das regiões norte, nordeste e centro-oeste [exceto DF]. Conhece alguém desses lugares? Manda pra cá!
brand new face – absent
Com influências de Title Fight, The Story So Far e Movements, a banda de hardcore melódico de Campinas, SP lança mais um single, “absent”, produzido por Adriano Ferreira e com lyric video pelo guitarrista da banda, Giovane Dorado.
Siga brand new face no Instagram.
Céus de Abril – Brilho Azul
“Brilho Azul” é o novo single da banda de Parauapebas, PA. Céus de Abril cita como influências bandas de várias gerações do shoegaze, sendo assim, a banda toca um shoegaze-dreampop-noise. Eles também lançaram um clipe para a faixa.
Siga Céus de Abril no Instagram.
Clarea – Raso
Após estrearem ano passado com dois singles (“Antiquário” e “Subtração“) – ambos no top 10 deste que vos fala –, os campinenses retornam com mais uma faixa, apresentando o novo vocalista. Ainda em tom de novidade, se preparam para seu primeiro show em abril, ao lado de Bullet Bane.
Siga Clarea no Instagram.
Dalmatans X – Flip for a Moment
Formada durante a pandemia por adolescentes de Salvador, BA, o trio acaba de lançar seu primeiro EP. Fãs do hardcore californiano e novaiorquino, a banda faz um skatepunk influenciado por várias vertentes dos gêneros acelerados. Entre outros temas, as letras trazem críticas e reflexões sobre a má influência das redes sociais nas nossas vidas, motivação e procrastinação. Eles também lançaram um clipe, filmado e editado pelos próprios integrantes, para “Sheep’s Shadows”, e um lyric vídeo em desenho animado para “Silly Guys“, feito pela baixista Carol.
Siga Dalmatans X no Instagram.
Finis Hominis – Sordidum Est
Após o single de estreia, “Lorem Ipsum”, a banda de sludge metal de São Paulo lança seu primeiro EP, “Sordidum Est”, que conta com a produção de Renato Gimenez e arte de capa por Alexandre Soares. Lançamento da Abraxas.
Siga Finis Hominis no Instagram.
Gabriel Campos – Como Vai Você?
Após seu EP de estreia, “Copo Furado” (2022), o artista de Belo Horizonte, MG, se prepara para o lançamento do seu primeiro álbum. “Como Vai Você?” é o segundo single do disco, que conta com a produção de Vitor Brauer (Lupe de Lupe). A arte de capa do single foi feita por rogerinho.
Siga Gabriel Campos no Instagram.
Gradual – Insistir
“Insistir” é o novo single da banda de Maringá, PR que tem influências de hardcore melódico, emo, grunge, entre outros subgêneros do punk rock. A banda está em processo de composição do seu primeiro EP.
Siga Gradual no Instagram.
Janelles – Finalmente
“Finalmente” é o novo single da girl band de punk rock bubblegum. Janelles foi formada durante a pandemia pela internet por amigas que moram em cidades diferentes. A banda se encontra pra ensaios em Curitiba e todas suas músicas são gravadas remotamente. Seu primeiro álbum está em fase de gravação. Aguardamos!
Siga Janelles no Instagram.
Mães Católicas – Feriado Prolongado
Após dois EPs, “Cabuloso” e “Queijo Mussarela” (ambos de 2021), e uma série de singles em 2022, a banda de Taubaté, SP lança seu primeiro álbum, repleto de seu caipiracore. Lançamento da Big Cry Records.
Siga Mães Católicas no Instagram.
Mariposa Alice – Tênia
Novo single da cantora e guitarrista que mistura indie rock, MPB e pós punk. “Com emoções à flor da pele, a música traz sua poesia visceral (literalmente) cantada com uma voz potente e cheia de angústia”. Esse é o quinto single da nova temporada da “Fora de Série” (coleção de lançamentos em cartão postal e streaming) da Zoom Discos.
Siga Mariposa Alice no Instagram.
MASTEMA – PROMESSAS SEM PESO / OS OUTROS NOMES
MASTEMA é o projeto solo de Guilherme Castelo Branco, que aqui declama poesias envoltas no som post-punk e techno. “Eu fiquei derretendo pretensões em palavras bonitas demais. Um léxico tão rebuscado que não falava sobre tantas coisas reais assim. Existe outra linguagem? Não existe nada que não tenha um nome”. Os dois singles farão parte do seu próximo álbum, “AFORISMOS PARA ENGANAR O ADEUS”.
Siga MASTEMA no Instagram.
Memorial para uma Inexistência – Demo
Memorial para uma Inexistência é o projeto solo de Gabi Teixeira, que toca screamo whitebelt e sasscore, subgêneros que surgiram como uma resposta à masculinidade tóxica na cena hardcore/metal (obrigado DIY Conspiracy!). A demo foi inteiramente composta, gravada e mixada por Gabi em casa.
Siga Memorial Para uma Inexistência no Instagram.
Musgravite – Raptor
O duo instrumental paulistano retorna com o terceiro EP de sua carreira. A banda, que tem influências de stoner e post-metal, dessa vez explora também o post-rock.
Siga Musgravite no Instagram.
Querida, Faça as Malas! – Eu Não Aguento Mais
Após o single de estreia, “Filler”, a banda paulistana de ska-punk Querida, Faça As Malas! lança seu primeiro álbum. Eles também lançaram um clipe para a música “Vítor Vai à Praia”, que conta com a participação de Vitor Medori, pra quem a música é dedicada. Segundo o baixista e vocalista, Miguel Manfredo, a música foi inspirada em Vitor, que “vai pra praia quando está triste”. Mais um lançamento da Big Cry Records.
Siga Querida, Faça as Malas! no Instagram.
Superbrava – Desconectado
Os pop punkers de São Vicente, SP lançam seu segundo single após dois EPs, “Todas as Cores” (2019) e “Natural” (2021). Esta faixa foi gravada e mixada por Jurema no Estúdio Warzone (Santos, SP). A arte de capa foi feita por mudin_o.
Siga Superbrava no Instagram.
Xupacabras – Doutor, Preciso de Drogas Mais Pesadas
Segundo álbum do quinteto punk rock de Dourados, MS; que celebra 15 anos de estrada com este lançamento. O disco também conta com a participações de Mano Torquato (Cueio Limão) e Tiago Marques.
Siga Xupacabras no Instagram.
Baixista da Xavosa. Garimpeiro musical, maluco por playlists e planilhas. Estive à frente do selo/distro/produtora Share This Breath entre 2009-2018. Nas horas vagas, trabalho como designer editorial.